Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de abril de 2014

» O PMBOK em uma empresa não projetizada

Assunto cada vez mais recorrente: é possível notar um aumento significativo no número de universidades que disponibilizam cursos e especializações em gerência de projetos. Livros e artigos sobre o assunto também são publicados diariamente, sua maioria baseado no PMBOK, a mais utilizada das obras acerca do assunto

Rodrigo Nascimento


Assunto cada vez mais recorrente: é possível notar um aumento significativo no número de universidades que disponibilizam cursos e especializações em gerência de projetos. Livros e artigos sobre o assunto também são publicados diariamente, sua maioria baseado no PMBOK, a mais utilizada das obras acerca do assunto.

 Mas será que existe realmente uma receita pronta para que se atinja o sucesso de um projeto? A teoria sobre o gerenciamento de projetos deve ser sempre aplicada na prática? A gestão de projetos não é uma ciência exata. O próprio PMBOK é definido como um conjunto de boas práticas e não como um livro de regras obrigatórias para o sucesso do projeto.

E seguir estas boas práticas pode ser um grande desafio para os gerentes de projeto, principalmente quando estes atuam em empresas conhecidas como “não projetizadas”, ou seja, organizações que apresentam características estruturais e culturais que dificultam a condução de um projeto da forma como o PMBOK julga adequado.

Algo importante a ser mencionado, é que uma boa prática não é necessariamente ideal para todas as situações. Todas as informações contidas no PMBOK devem ser consideradas mas apenas o gerente de projetos saberá quando determinada prática deve ou não ser aplicada, de acordo com a situação, empresa e condições.

Esta interpretação é um dos principais problemas enfrentados por gerentes de projetos inexperientes, que buscam insaciavelmente impor a adoção de todos os processos e práticas sugeridas pelas publicações da área, muitas vezes resultando em perda de agilidade, objetividade e gerando desgaste nas relações com os envolvidos no projeto.

É extremamente importante que a pessoa a frente de um projeto não seja um profissional intransigente, que siga estritamente os conhecimentos acadêmicos e práticas sugeridas nos livros. É preciso experiência e flexibilidade para adaptar-se a cada projeto e aplicar as práticas que sejam condizentes com as circunstâncias e particularidades que envolvem cada ocasião.

Embora muitos profissionais utilizem o evasivo pretexto de estar em uma empresa não projetizada para justificar seus insucessos, é possível obter o êxito esperado em projetos independente do perfil da organização na qual se esta atuando. O bom gerente de projetos sabe que, assim como em um casamento, é necessário que haja cessão de ambas as partes, ou seja, implantar sim as melhoras práticas quando possível mas também saber adapta-las a realidade da empresa quando conveniente.

Não se martirize por não montar um documento com o planejamento de comunicação, planejamento de RH, análise qualitativa e quantitativa de riscos, caminho critico, e afins em todos os projetos. Mesmo porque muitas vezes não haverá tempo hábil para tal, ou o projeto é tão simples ou curto que um planejamento “como manda o figurino” ficaria tão trabalhoso (e caro) que inviabilizaria o mesmo. Isso não quer dizer que considero o PMBOK dispensável, muito pelo contrário, busco basear todos os meus projetos em suas boas práticas, mas a experiência (ou “lições aprendidas” para utilizar um termo mais projetizado) é imprescindível para que o profissional saiba focar seus esforços nos itens realmente necessários.

A aplicação do PMBOK, quando adaptada as possibilidades de cada projeto, pode ser um fator determinante para o crescimento e sucesso de qualquer empresa, independente do setor em que atua. Mas lembre-se, quando não transformado em trabalho duro, o PMBOK se torna apenas um conjunto de boas intenções. E de boas intenções o inferno está cheio!

Fonte: Administradores.com.br
Link: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/o-pmbok-em-uma-empresa-nao-projetizada/76779/

Nenhum comentário:

Postar um comentário