Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de abril de 2014

» Como convencer a alta administração a aplicar em RH

O primeiro passo é descobrir como que a pessoa que você tem que convencer se baseia para tomar decisões

Bruno Teixeira

Quantas vezes, nós profissionais de Recursos humanos, ao tentarmos apresentar uma proposta para nossos superiores nos deparamos com a seguinte frase: “isto não funciona aqui”, “está funcionando até agora, porque mudar?”. Ao ouvirmos estas frases geralmente murchamos e perdemos a vontade de convencer esses cabeças duras de qualquer coisa. Mas será que estamos fazendo certo? O que devemos fazer para convencê-los de que Recursos Humanos gera lucro indireto?

RH é visto como um gasto nas empresas que são administradas por pessoas arcaicas, a visão é que esta área serve para suprir algumas necessidades e apagar alguns incêndios de vez em quando, mas não! O RH é uma das áreas que mais dá lucro dentro da empresa, porque? Porque sem o bom funcionamento desta área as outras áreas não trabalham bem, não dão produtividade e, portanto não geram lucro, ao apresentar uma proposta de aplicação em projetos de Gestão de Pessoas devemos evidenciar isto com base em fatos concretos, pois a alta administração precisa ter certeza do resultado.

Conheça a chefia - O primeiro passo é descobrir como que a pessoa que você tem que convencer se baseia para tomar decisões, com base nisto elabore sua apresentação. Por exemplo, se a pessoa que analisará sua proposta se baseia mais em estatísticas, gaste mais tempo em pesquisas e dados com base estatística. Se a pessoa não for muito flexível a respeito de novas ideias, então se prepare para responder questões difíceis e treine antecipadamente para não falhar na hora certa.

Identifique um problema – Ao evidenciar a existência de um problema, fica claro a necessidade de trabalhar em uma solução, se você for trabalhar a retenção de profissionais por exemplo, elabore gráficos com os diferentes motivos da rotatividade na empresa e trabalhe com fundamentos concretos para evita-los, a aplicação de entrevista de desligamento ajuda bastante neste caso, mesmo que seja informal.

Mostre o benefício – Não meça esforços ao levantar os benefícios que a aplicação de determinada ação trará para a organização, isto pode ser feito através de apresentação de cases que obtiveram sucesso em outra organização. Cuidado, pois o ideal não é pegar uma empresa muito diferente da sua, tente buscar organizações do mesmo ramo de atividade, com uma estrutura parecida, se for a concorrente melhor, pois vai despertar o espírito competitivo que pode estar adormecido.

Faça um checklist – Ao fazermos a apresentação, sintetize as tarefas que deverão ser realizadas, está ferramenta é muito eficiente para demonstrar que algo não é tão complicado de ser feito. Tendemos a ver os problemas maiores do que eles realmente são, se antecipar a eles e mostrar como soluciona-los ajuda na confiança que o seu superior colocará em você e no seu projeto.

Evidencie como o resultado irá ser acompanhado – Ao elaborar todos estes passos, provavelmente irá surgir a pergunta: “como iremos saber se o resultado foi atingido?” para isso você deverá ter elaborado um plano de ação para mensurar todo o trabalho, isto pode ser difícil, pois você terá que mensurar algo que nunca foi aplicado na organização, mas geralmente um Excel ou Power Point com gráficos claros e sucintos dos avanços pode resolver, mas para isso você precisará deixar claro o como os dados serão extraídos e trabalhados.

Fonte: Administradores.com.br
Link: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-convencer-a-alta-administracao-a-aplicar-em-rh/76857/

Nenhum comentário:

Postar um comentário