Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de março de 2014

» Profissional x Interpessoal

Jhonny Lucas

As relações humanas de fato são extremamente necessárias em todos os ambientes, sejam eles profissionais ou não. Deve-se haver comunicação, parceria, comprometimento em ajudar e entender o outro, faz-se necessário uma relação entre o EU – OUTROS, muito grande e amigável.

Falando em relações interpessoais, devemos ter a consciência de que há algumas ações que se tornam mais que necessárias para um bom convívio e entendimento do outro, como: Saber ouvir, falar e buscar entender o que está acontecendo naquele momento ajuda muito na hora de uma conversa, se você é algum tipo de líder/encarregado deve saber que elogiar em público é ótimo para a autoestima do outro, e a cobrança (chamar atenção) é fundamental que seja em um local adequado e reservado, assim na hora de uma cobrança seria muito importante que o líder já tenha uma idéia para aquele problema que está sendo cobrado e tente fazer o máximo para ajudar o liderado/colega.

O ser humano gosta muito de perceber que o seu colega de trabalho/seu chefe é uma pessoa que deseja com toda sinceridade a sua progressão na empresa, com entendimentos como este é que se inicia a formação de ótimas equipes e até amizades dentro da empresa, tornando um ambiente de trabalho saudável, produtivo e muitas vezes até familiar.

É extremamente importante e necessário que você saiba e pratique os princípios básicos de uma boa relação interpessoal, que são: Saber ouvir, falar, ter respeito, saber cobrar, ajudar e querer o bem do outro, ou seja, ter empatia (colocar-se no lugar do outro). Com práticas como estas com certeza você terá um ótimo convívio com os colaboradores dentro da empresa, assim tornando as relações entre colaborador – empresa muito mais fácil e objetiva. Vamos ver um exemplo da importância de tudo que fui citado à cima em um dia a dia profissional.

- Se você é a pessoa responsável pelo RH da empresa onde trabalha, em seu dia a dia trabalha muito com pessoas, conversas, reuniões de melhorias, feedbacks etc. Não será um profissional competente o suficiente se não tiver uma ótima relação interpessoal, pois o seu trabalho é motivar, ajudar e fazer com que os colaboradores sintam-se bem dentro da empresa. Este é o nosso exemplo de como é fundamental para um profissional este tipo de qualidade.

Num mundo do trabalho tão concorrido e cheio de exigências como o de hoje, é ponto negativo para qualquer profissional não saber se relacionar e entender as diferenças das outras pessoas a sua volta. Afinal não adianta ser o melhor no que faz e ser conhecido por toda a empresa como o colega arrogante, chato, intrigante e problemático. Saiba que ser facilitador, educado e comprometido com tudo e todos destaca você na empresa!

Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário