Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de março de 2014

» Não deixe seu novo colaborador deslocado no primeiro dia de trabalho

Maria Amélia

A integração de ambientação é uma ferramenta simples e serve para ambientar o novo colaborador em seu primeiro dia de trabalho, na empresa. Um tipo de treinamento que transmitirá informações importantes e imprescindíveis que podem favorecer e muito a sua adaptação e direção, dentro da organização.

Fique atento! A inexistência de processos estruturados para receber, orientar e integrar novos funcionários poderá caracterizar a falta de controle da organização.

Primeiramente, as pessoas precisam estar treinadas e preparadas para recepcionar novos colaboradores. A responsabilidade dessa tarefa normalmente é do departamento de RH, mas nada impede que esse procedimento seja aplicado em conjunto com o líder do setor em que o colaborador será alocado.

É comum, as empresas apresentarem apenas os setores e os colegas de trabalho ou talvez nem isso, apenas o encaminha para o setor, que o recebe e já lhe passa as tarefas. Essa situação por sua vez, pode causar um deslocamento inicial, bem como, certo constrangimento entre a equipe, além de favorecer os erros nas atividades. Assim sendo, para minimizar esse deslocamento inicial é fundamental que a equipe seja informada antecipadamente de sua chegada.

A preparação de um portifólio, contendo a história, missão, visão, valores e organograma da empresa são pertinentes para que sejam apresentados, no primeiro ou segundo dia de trabalho ao novo integrante. Uma sugestão viável para esse momento é, também, conversar com o novo colaborador para esclarecer e pontuar quem são os melhores clientes e maiores concorrentes, informações estas, de extrema relevância em alguns cargos. Além disso, poderá também, aproveitar o momento para proceder à entrega de uniforme, manual de integração, contendo neste último os direitos e deveres do trabalhador. Como opção, essa poderá ser uma boa hora para passar um vídeo ou até mesmo aplicar uma dinâmica de boas vindas, entre os colegas do setor.

Enfim, procure esclarecer as possíveis dúvidas e transmitir as informações que poderão nortear as atividades e tarefas cotidianas de seu novo colaborador, ou mesmo, favorecer tomadas de decisões futuras em determinados cargos.

O processo é simples e poderá contribuir muito para com o desempenho das atividades do novo colaborador e principalmente com o sucesso da contratação.

Experimente os frutos certamente serão positivos, acredite.

Fonte: Administradores.com.br
Link: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/nao-deixe-seu-novo-colaborador-deslocado-no-primeiro-dia-de-trabalho/76291/

Nenhum comentário:

Postar um comentário