Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de novembro de 2013

» UE reduz previsão de crescimento do Brasil em 2013 de 3% para 2,2%

A projeção para o PIB brasileiro é pior do que a de outros emergentes, como China e Índia;  para o próximo ano, a previsão caiu de 3,6% para 2,5%

Fernando Nakagawa, correspondente da Agência Estado


LONDRES - A União Europeia (UE) piorou as previsões para o crescimento da economia brasileira. Relatório de projeções de outono da Comissão Europeia divulgado na manhã desta terça-feira, 5, mostra que a estimativa das autoridades do continente para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2013 caiu de 3% para 2,2%. A estimativa anterior havia sido feita apenas seis meses atrás, na primavera do Hemisfério Norte.

Com os números, a UE aposta que o Brasil terá desempenho pior que outros emergentes este ano. A União Europeia prevê, por exemplo, expansão do PIB de 7,5% para a China em 2013, 2,9% para a Índia e média de 2,6% para a América Latina. A previsão para a economia brasileira, porém, é melhor que a estimativa de 1,9% para a Rússia e de 1,3% para o México em 2013.

Para a maior parte da Europa, a previsão de crescimento também foi cortada.

A estimativa de um crescimento menor vem em linha com a perspectiva de demais órgãos mundiais. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima o PIB potencial do País em 3,5%, projeção 0,75 ponto porcentual abaixo do que os técnicos do Fundo estimavam em anos recentes. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também revisou para baixo as projeções de crescimento da economia brasileira. A previsão agora é de que o País cresça 2,5% neste ano, contra 2,9% do relatório anterior, e 2,2% em 2014, contra 3,5% da estimativa anterior.

Próximos anos. A UE também piorou a estimativa de crescimento da economia brasileira em 2014. Para o próximo ano, a previsão caiu de 3,6% para 2,5%. A estimativa anterior também havia sido divulgada um semestre atrás, na primavera. Novamente, a previsão para o Brasil está aquém de outros emergentes. Para 2014, a União Europeia trabalha com expansão da economia de 7,4% para a China, 4% para a Índia, 3,1% para o México e 3% para Rússia. A média de expansão do PIB na América Latina deve ser de 3,1% no próximo ano.

A Comissão Europeia divulgou pela primeira vez a expectativa de crescimento para o PIB brasileiro em 2015, quando a economia deve avançar 3,1%. Confirmado, será o melhor ritmo da atividade no País desde 2010, ano em que o PIB registrou a forte expansão de 7,5%. Apesar disso, abaixo do esperado para outros emergentes: 7,4% para a China, 5,3% para a Índia e 3,4% para a Rússia.

Fonte: Estadão.com.br
Link: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-brasil,ue-reduz-previsao-de-crescimento-do-brasil-em-2013-de-3-para-22,169322,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário