Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

» Prêmio Nobel de Economia vai para Eugene Fama, Lars Hansen e Robert Shiller

O trio norte-americano ganhou o prêmio pela 'análise empírica do preço dos ativos'

Eduardo Cucolo, da Agência Estado

SÃO PAULO - O Prêmio Nobel de Economia deste ano foi concedido a um trio norte-americano: Eugene Francis Fama, da Universidade de Chicago, Lars Peter Hansen, do mesmo centro acadêmico, e Robert James Shiller, da Universidade de Yale.

O prêmio da Academia Real das Ciências da Sueca se deu pela "análise empírica do preço dos ativos", como ações, bônus soberanos e bens imobiliários.

Embora não exista uma forma de prever os preços de ações e bônus no curto prazo de dias e semanas, diz o comunicado, é certamente possível prever o curso amplo dos preços no longo prazo - entre três e cinco anos.

"Essas descobertas, ao mesmo tempo surpreendentes e contraditórias, foram feitas e analisadas pelos ganhadores do Nobel neste ano, Eugene Fama, Lars Peter Hansen and Robert Shiller", informa a academia. Pelo prêmio, o trio norte-americano receberá oito milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 1,3 milhões. 

Quem é quem. Eugene Fama nasceu em 1939 em Boston e é professor emérito da Universidade de Chicago, especialista em Finanças.

Lars Peter Hansen nasceu em 1952 nos Estados Unidos e ocupa a cadeira de Economia, Finanças e Estatística na mesma universidade.

Robert Shiller nasceu em Detroit em 1946 e leciona na Universidade de Yale, em New Haven.

Histórico. Nos últimos anos, pesquisadores norte-americanos dominaram os prêmios de economia. A última vez em que um cidadão de outro país estava entre os vencedores foi 1999. Com o prêmio de economia, os comitês do Nobel já anunciaram os ganhadores de todas as seis categorias de 2013.

Diferentemente de medicina, química, física, literatura e o Nobel da paz, o prêmio de economia não foi criado por Alfred Nobel em 1895. O banco central da Suécia adicionou economia aos prêmios em 1968, em memória a Alfred Nobel. (Com agências)

Fonte: Estadão.com.br
Link: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,premio-nobel-de-economia-vai-para-eugene-fama-lars-hansen-e-robert-shiller,167313,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário