Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

» Bolsas asiáticas fecham em alta após dados da China

AE - Agencia Estado

TÓQUIO - Os mercados de ações da Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira, após a divulgação dos índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da China. Os avanços foram liderados por Hong Kong e Austrália, dois mercados com fortes laços com a maior economia da Ásia.

A Federação de Logística e Compra da China (CFLP, na sigla em inglês) informou no fim de semana que o PMI industrial oficial da China subiu para 51,0 em agosto, de 50,3 em julho. A leitura de agosto pode ser considerada como mais um sinal de que a economia chinesa está se estabilizando.

O resultado ficou acima da previsão de 50,6 dos economistas consultados pela Dow Jones Newswires. Leituras acima de 50 indicam expansão da atividade, enquanto números abaixo disso apontam contração.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 2%, para 22.175,34 pontos, com empresas chinesas superando o mercado mais amplo. O índice Hang Seng China Enterprises subiu 2,3%, para 10.055,05 pontos. Em Taipé, o índice Taiwan Weighted avançou 0,2%, para 8038,86 pontos.

O impacto dos dados também foi sentido na Austrália, um país com fortes laços comerciais com a China. O índice S&P/ASX 200 subiu 1%, para 5.188,30 pontos.

Por outro lado, o índice Kospi, da Coreia do Sul, caiu menos de 0,1%, para 1.924,81 pontos, e o índice PSEi, das Filipinas, fechou em queda de 0,2% aos 6061,80 pontos com realização de lucros.

Os dados do PMI oficial confirmaram a leitura preliminar do índice PMI do HSBC para agosto, que mostrou o retorno ao território expansionista. A leitura final do PMI industrial do HSBC ficou em 50,1 em agosto, mesmo valor da leitura preliminar, mas muito maior do que o resultado de julho, de 47,7.

Na China, o índice Xangai Composto fechou estável aos 2.098,45 pontos, depois de ganhar 5,3% em agosto. O índice Shenzhen Composto subiu 1,1%, para 1.008,04 pontos.

No fim de semana, também houve desenvolvimentos sobre a possibilidade de intervenção militar dos EUA na Síria. O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que ele vai buscar a aprovação do Congresso antes de agir. Embora a situação continue ainda sem resolução, aparentemente um ataque não será iminente.

De modo mais amplo, esta é uma semana agitada para os mercados. Em termos de bancos centrais regionais, haverá anúncios de política monetária do Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) e do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês). No final da semana, os EUA vão lançar o seu relatório de trabalho mensal, que muitos acreditam que pode influenciar a decisão do Federal Reserve sobre a retirada de estímulo à economia norte-americana. Fonte: Dow Jones Newswires.

Fonte: Estadão.com.br
Link: http://www.geops.com.br/pv_art006.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário